PROCESSO

1-A partir da música ‘Canção da América’ pensar sobre o perfil de amigos que tem e o que os aproximam deles. 

2-Leitura de resenhas do filme ‘Narradores de Javé’ (que informações são internas ao filme – tema, linguagem, etc. e informações externa ao filme – produção, direção, críticas, etc.; quais expectativas foram levantadas e que inferências são possíveis).

3-Assistir e analisar o filme ‘Narradores de Javé’ (comparar com as resenhas, produzirem suas próprias críticas, refletir acerca do registro das memórias individuais e coletivas – publicar no blog a ARTE DE ENSINAR E APRENDER).

4-Roda de conversa na sala de aula – relembrar e relatar fatos que viveram juntos.

5-Selecionar relatos para registrarem e coletarem para o livro de memórias da turma (lembrar que memória é uma evocação do passado, aquilo que foi significativo, ou seja, as experiências, as quais não terão o mesmo grau de importância para todos, mas precisam ser respeitadas; perceberem os valores implícitos nos relatos; discutir as características desse gênero textual). 

6-Organizar e produzir o livro – capa, apresentação, dedicatória, sumário – dividir em grupos para decidirem o que e como fazer (poderão usar o laboratório de informática para essas produções).

7-Disponibilizar o livro na biblioteca da escola e divulgá-lo no Blog http://cma-linguaportuguesa.blogspot.com/

8-Organizar a noite de autógrafos (pensar sobre – quem, como, quando e onde realizar?).


Alguns sites para consulta: